A Análise Ambiental é uma etapa preliminar do Planejamento de Marketing. Trata-se de um esforço de levantamento de informações que deve ser feito antes de se planejar qualquer ação e que deve ser mantido atualizado ao longo de todo o processo. Esta análise visa identificar as forças ou variáveis que podem direta ou indiretamente influenciar a atuação da empresa.
Para fazer o mapeamento das variáveis ambientais, é necessário atentar para suas duas fontes principais: o macroambiente e o microambiente.
Macroambiente
Representa o ambiente externo à empresa. É composto por forças que agem de fora para dentro, sendo geradas externamente, alheias à vontade da empresa, mas que acabam interferindo positiva ou negativamente em sua atuação.
As variáveis do macroambiente são incontroláveis, ou seja, a empresa não tem domínio sobre o impacto positivo ou negativo que podem causar. Cabe a ela organizar-se internamente para absorver estes impactos da melhor maneira possível.
Por isso, dizemos que as variáveis do macroambiente são fontes de Oportunidades e Ameaças para as empresas.
Microambiente
Representa o ambiente interno da organização. É composto por variáveis que agem de dentro para fora e que são criadas e mantidas pela própria empresa, geradas pela competência ou ineficiência de sua atuação.
As variáveis do microambiente são chamadas de controláveis, pois a empresa pode interferir nelas com as próprias forças. Quanto age com competência a empresa gera variáveis microambientais positivas, quando age com ineficiência, gera variáveis microambientais negativas.
Por isso dizemos que as variáveis microambientais representam os Pontos Fortes e os Pontos Fracos de cada organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário