22 de março de 2014

O que é PDCA?


O PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming.

O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.


Esse método vem ganhando forças com as diferentes organizações, pois é simples de ser utilizado e tem um resultado eficiente, conduzindo a ações sistemáticas que garantem o crescimento das organizações.

O sistema, que nasceu para ser aplicado aos sistemas de qualidade, passou a ser utilizado para o planejamento eficaz da gestão de conhecimento, em qualquer segmento ou instituição.

Sua utilização é ampla e baseia-se nos conceitos de administração que devem servir de exemplos na administração dos objetivos, onde uma sequencia de atividades é estruturada dentro dos 4 módulos do PDCA.

A ferramenta pode ser utilizada por qualquer organização, favorecendo o desenvolvimento de melhores resultados e também para a melhoria dos processos.

O ciclo PDCA surgiu na década de 1930, nos Laboratórios da Bell Laboratories, nos EUA, e foi elaborado pelo estatístico Walter A. Shewhart, que definiu essa ferramenta como um ciclo de processos que pode ser aplicado a qualquer processo ou problema.

Como funciona o PDCA

Os profissionais que querem organizar e controlar processos, em qualquer área, podem utilizar o ciclo PDCA.

Para que a aplicação do PDCA tenha eficiência, todos os envolvidos precisam entender o conceito do processo: 


  •  Plan: Nesse estágio é feita a identificação do problema e, em seguida, uma análise do fenômeno, do processo e o plano de ação. O estabelecimento de uma meta é importante, além de estratificar os dados e possibilitar o brainstorming, para troca de ideias. 
  • Do: O plano deve ser executado nessa etapa. 

  • Check: O plano precisa de verificação e acompanhamento. É comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito, como o Diagrama de Ishikawa. 

  •  Act: Em seguida, é necessário padronizar e concluir o plano. Ao concluir, crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações alcançadas. 
O PDCA é uma ferramenta que pode trazer melhores resultados quando estamos desenvolvendo uma gestão estratégica, pois ajuda no desenrolar dos problemas do cotidiano, trazendo soluções e proporcionando o uso eficiente de recursos.

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