26 de setembro de 2009

SUSTENTABILIDADE



O que é sustentabilidade?


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Ter visão de sustentabilidade é buscar ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito nas atividades e ações a serem desenvolvidas.

Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Viver no conceito de sustentabilidade nada mais é do que aproveitar tudo que o presente oferece, mas sem deixar de pensar no futuro. É criar um planeta em condições melhores no futuro. É viver em equilíbrio com o planeta hoje e sempre.

Responsabilidade social empresarial: é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.


Valorizar a co-responsabilidade não significa tampouco eximir o governo e a sociedade civil de suas responsabilidades. Significa, isto sim, reconhecer que a parceria é que permite ampliar a mobilização de recursos para iniciativas de interesse público. O papel de uma sociedade informada e atuante não é o de esperar tudo do Estado. Cuidar junto aparece, cada vez mais, como sendo uma alternativa eficiente e democrática.

O Allegro Business Group segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente relacionado à evolução das comunidades onde atua. Dentro desta visão, constrói uma cultura empresarial fundamentada em valores éticos, no respeito às pessoas e a sociedade.

O Grupo dedica parte da sua receita bruta a projetos sociais, que são escolhidos anualmente conforme rigorosos critérios de seleção, além de prestar gratuitamente serviços a entidades do Terceiro Setor possibilitando a elas melhorias nos processos de elaboração, execução e gestão dos seus projetos.

O objetivo é que esses projetos se tornem auto-sustentáveis, isto é, encontrem formas de se perpetuarem, tanto financeiramente quanto pela sua capacidade de gestão. São iniciativas que não apenas contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas também para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social e comprometidos com a construção de um país cada vez melhor.

Nenhum comentário: