30 de setembro de 2009

A Automotivação


As exigências que o mundo nos impõe, as mudanças aceleradas e diárias nos fazem gastar uma grande energia, levando-nos ao estresse. A doença do século 21. Hoje a grande necessidade do ser humano é a motivação.

Para instalarmos um processo motivacional dentro de nós, primeiramente é necessário conhecer o significado da palavra motivação: É a junção das palavras MOTIVO e AÇÃO. Qual é o real motivo para a sua ação?

No caso do profissional de vendas é encontrar o motivo pelo qual deve acordar todas as manhãs com o dinamismo necessário para mais um dia ir a procura de novos negócios. É perguntar-se diariamente: Por que sou vendedor? Qual é o motivo? Quando você encontrar essas respostas, verá que tudo é mais fácil. O motivo porque fazemos as coisas, é que nos leva a vivermos 100% motivados.

Existem fatores externos e internos que nos levam a motivação. Os mais poderosos são os fatores internos.

Com relação aos fatores externos, estes podem nos levar à motivação como também à falta dela, derrubando-nos, nos deixando deprimidos e com a sensação de que nada dará certo. É preciso saber encarar os fatores externos de maneira a não deixar nos abater. Se todos choram pela crise, então vou vender lenços de papel!

Os fatores externos não podem nos afetar e para isso é necessário que nos apoiemos nos fatores INTERNOS. Que são:

- A auto-estima: Valorize-se diariamente, isso lhe trará uma energia extra e contagiante.

- A auto-confiança: Confie em você. Você pode. Você merece. Tenha segurança em você. A auto-confiança é decorrente da auto-estima. Com a auto-confiança os fatores externos não influenciarão em sua motivação.

- A auto-sugestão: É o poder de fazer as coisas sem uma supervisão. É a liberdade.

- A auto-realização: levar a cabo todas as coisas para cumprir nossa missão. É traçar nossos objetivos de realização.

Costumo dizer que é necessário uma AÇÃO para haver MOTIVAÇÃO, nunca o contrário. Comece a agir agora mesmo, a cada ação sempre haverá uma motivação a mais, não espere ter motivação para agir.

Eu acredito que o motivo principal para minha ação, sou eu mesmo. É levar a cabo todas as minhas idéias e rumar sempre ao objetivo traçado.

Lembre-se: Esses conceitos aplicados ao processo de vendas poderão torná-lo poderoso e produtivo. Buscar a auto-realização irá fazer com que você feche mais vendas e conseqüentemente seus lucros aumentarão.

Este é o poder da automotivação.


Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas

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