30 de setembro de 2009

Acompanhamento de Mercado em Marketing



Encontrar a melhor oportunidade em um mercado globalizado pode parecer complexo, exige muito mais pesquisa e conhecimento sobre a empresa, seus concorrentes, fornecedores e principalmente sobre o público-alvo.
Diariamente o consumidor compara produtos e serviços, avalia o que melhor lhe atende aos desejos e faz sua escolha, o que envolve inúmeros aspectos, desde o estilo de vida até a condição de uso do produto.
Com o passar dos anos o consumidor passa por alterações em suas preferências, como se os produtos possuíssem uma idade estampada em suas embalagens ou as pessoas determinassem o que é para ser usado agora.
As organizações devem acompanhar o ciclo de vida dos consumidores, cada etapa deste ciclo exige muita atenção, estudos e um planejamento para ofertar ao seu cliente o produto certo na hora certa, antes que seus concorrentes o façam, uma vez que eles também estudam o mercado e principalmente a sua empresa.
Também existem outros fatores que influenciam diretamente nas pesquisas por novos produtos e serviços, como o mercado está integrado por completo, uma ação tomada sem o devido planejamento pode abrir espaço para o seu concorrente.
A melhor forma para se entender o mercado, e a possibilidade de empresas desconhecidas surgirem no seu mercado, é realmente estudá-lo, acompanhar o movimento dos concorrentes, ouvir seus consumidores com mais atenção e buscar a melhoria contínua, seja para produtos ou para serviços.
A exigência do consumidor está aumentando cada vez mais, somente as empresas que puderem atender aos seus desejos terão mais espaço no mercado, mesmo assim uma simples mudança no comportamento do consumidor pode virar o jogo, transformando um líder de mercado em história, como já aconteceu muitas vezes e hoje já faz com que grandes empresas busquem novos produtos para ofertar.
Um outro ponto é que, assim como as pessoas, as organizações devem se adaptar à evolução do mercado, buscar diferenciais, atender aos desejos do consumidor e recorrer às pesquisas para não ser consumida pelos concorrentes sem perceber.
Você até pode lembrar de empresas centenárias, que estão no mercado há muito tempo e que dificilmente poderão desaparecer, mas se olhar melhor na história destas organizações, verá que elas sempre procuram estar à frente dos concorrentes, seja mudando um produto, mudando o seu foco ou mesmo alterando seu negócio, pois todas elas sabem que há um ciclo de vida, e ninguém está livre de percorrê-lo inteiramente.

Por Rafael Mauricio Menshhein

Nenhum comentário: