26 de agosto de 2009

Análise SWOT

Trata-se de uma análise do ambiente externo e interno de uma empresa, como ferramentas de apoio ao seu processo de planejamento estratégico.

No eixo externo da análise organizacional, encontram-se as Oportunidades e Ameaças, enquanto que no ambiente interno encontram-se as Forças e Fraquezas.

Sua importância no apoio à formulação de estratégias, deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

Matriz da Análise SWOT




Forças

Missão da Empresa Fraquezas


Estratégias de Forças e Ameaças

Ameaças Estratégias de Ameaças e Fraquezas
Forças
Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas com relação a seus competidores. Incluem:

•Marcas de Produtos
•Conceito da Empresa
•Participação de Mercado
•Vantagens de Custos
•Localização
•Fontes Exclusivas de Matérias-Primas
•Grau de Controle Sobre a Rede de Distribuição
Fraquezas
Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

•Pouca Força de Marca
•Baixo Conceito Junto ao Mercado
•Custos Elevados
•Localização Não Favorável
•Falta de Acesso a Fontes de Matérias-Primas
•Pouco Controle Sobre a Rede de Distribuição
De qualquer modo, deve-se atentar que muitas vezes Forças e Fraquezas se confundem. Uma Força atual pode se transformar em Fraqueza no futuro, pela dificuldade de mudança que a mesma provoca.

Oportunidades
Correspondem às oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:

•Necessidades Não Satisfeitas do Consumidor
•Aumento do Poder de Compra do Mercado
•Disponibilidade de Linhas de Crédito
Ameaças
Correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:

•Mudaças nos Padrões de Consumo
•Lançamento de Produtos Substitutivos no Mercado
•Redução no Poder de Compra dos Consumidores
Desenvolvimento de Assuntos (O Que Fazer?)
O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas "casando" Oportunidades e Forças, por Exemplo.

No caso do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as Oportunidades.

O cruzamento entre Ameaças e Forças, pode representar a possibilidade de se investir na modificação do Ambiente, de modo a torná-lo favorável à empresa (não é tarefa fácil de ser conseguida).

Se no cruzamento entre Ameaças e Fraquezas estiverem situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de ocasião para modificações profundas na empresa, incluindo sua manutenção no próprio negócio.

Nenhum comentário: