26 de agosto de 2009

ALGO DE NOVO SOB O SOL?



Corre o ano de 1250 a.C.

Os hebreus deixam o cativeiro no Egito em direção à Palestina. Textos egípcios citam que Ramsés II utilizou hapirus (hebreus) para construir fortalezas no delta do Nilo. A Estela de Merneptah, sucessor de Ramsés II, comprova sua presença em Canaã na segunda metade do século XIII a.C., o que permite fixar a data do êxodo entre 1500 e 1200 a.C.

Dentre os povos semitas, um deles em particular, o povo judeu, desenvolveu o hábito de documentar sua história. Grande parte desse material constitui o que veio a se denominar o Antigo Testamento.

Com pelo menos 3.200 anos, o relato contido no Capítulo 18 do Livro do Êxodo, é provavelmente o texto mais antigo a documentar uma estruturação de organização.

Nos parágrafos a seguir, analisaremos alguns aspectos interessantes desse capítulo.

Diagnóstico da situação atual. v-13 No dia seguinte, Moisés tomou o assento de juiz. Ficou ali ouvindo e resolvendo os problemas e queixas do povo desde cedo até o pôr do sol. Era assim que fazia sempre.v-14 Quando Jetro viu aquilo, ficou espantado. "Por que você faz tudo isso sozinho? E fica todo mundo de pé o dia inteiro na fila, esperando você resolver os problemas deles!" - Estão aí colocados os elementos da observação, análise (raciocínio crítico) e questionamento dos fatos: elementos essenciais no processo de desenvolvimento das organizações.

Princípio da Divisão do Trabalho. v-15 "É o povo que me procura," disse Moisés. v-16 "Cada vez que uma pessoa tem queixa contra outra, elas me procuram para que eu decida quem tem razão vou aplicando a todos os casos as Leis e mandamentos de Deus." v-17"É, mas não é bom assim," disse Jetro. v-18 "Desse jeito você e o povo vão acabar tendo esgotamento! Esse trabalho pesado demais. Sozinho, você não vai agüentar muito tempo." Jetro observa que a centralização é danosa tanto para quem executa a tarefa, provocada pelo excesso de trabalho, como para o usuário de seus serviços.

Definição do uso da autoridade e de políticas e diretrizes que sejam do conhecimento de todos, de modo a orientar sua conduta. v-19 "Além disso, você deve governar o povo. Deve ensinar a todos as Leis de Deus e mostrar como deve ser a conduta e que são os deveres deles."

Escolha dos colaboradores segundo critérios objetivos de competência pessoal e de conduta ética. v-21 "Mas deve escolher homens que ajudem como juízes e advogados de causas menores. Devem ser homens competentes, tementes a Deus, amantes da verdade, inimigo da avareza.

Defina uma estrutura de organização. v-22 "Uns serão responsáveis por grupos de mil pessoas, outros cuidarão de grupos de cem, outros de grupos de cinqüenta e outros, de grupos de dez pessoas."

Princípio da delegação. v-23 "Eles deverão dar tempo integral a esse trabalho. "Quando aparecer algum caso grave, eles o trarão a você. Mas todos os casos simples, eles mesmos resolverão. Com isso, a sua carga ficará mais leve. Na verdade, eles estarão ajudando você a levar a carga.

Princípio da eficácia e da efetividade. v-23 "Se você aceitar a minha idéia, e Deus a aprovar, você poderá suportar o peso do trabalho. E haverá mais paz e harmonia no acampamento."

Um trabalho como o de Jetro, de aconselhamento, só pode funcionar efetivamente se o recipiente do aconselhamento estiver plenamente convencido do mesmo. v-24 Moisés aceitou a opinião do sogro, e seguiu as sugestões que ele deu.

Na verdade Jetro age como um consultor, atuando como parte da solução e não como parte do problema. Após implantada a solução proposta, ele sai de cena. v-27 Então Jetro se despediu de Moisés e foi para casa.


ÊXODO 18

1 JETRO, SACERDOTE de Midiã, sogro de Moisés, ficou sabendo tudo o que Deus tinha feito a Moisés e ao povo de Israel. Ficou sabendo como o Senhor tinha tirado Israel do Egito, e como o estava guiando.

2-4 Moisés tinha mandado a mulher e os filhos dele para a casa do sogro. Eram dois os filhos de Moisés. Um se chamava Gérson – que quer dizer: “Estrangeiro”. Quando ele nasceu, Moisés disse: “Sou forasteiro em terra estranha”. O outro se chamava Eliezer, que quer dizer: “Deus é auxílio”. Quando ele nasceu, Moisés disse: “O Deus do meu pai foi minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó".

5 Jetro, Zípora – mulher de Moisés – Gérson e Eliezer foram ao encontro de Moisés. Chegaram ao acampamento de Israel, junto do monte de Deus.

6 Quando iam chegando, Jetro mandou este recado a Moisés: “Eu – o seu sogro Jetro – estou vindo a você, junto com a sua mulher e seus filhos.”

7 Moisés saiu logo ao encontro do sogro. Eles se cumprimentaram, se abraçaram, perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda de Moisés.

8 Moisés contou ao sogro tudo o que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios, por amor do povo de Israel. Contou também como os israelitas tinham sofrido no Egito, e como o Senhor os tinha libertado.

9 Jetro ficou contente com todos os benefícios que Deus tinha feito a Israel, chegando a fazer aquele grande livramento.

10,11 Disse ele: “Bendito seja o Senhor que libertou vocês das mãos dos egípcios e de Faraó. Agora sei que o Senhor é maior do que todos os deuses. Sim, pois libertou este povo da mão dos orgulhosos e cruéis egípcios!”

12 Jetro ofereceu a Deus ofertas queimadas e outros sacrifícios. Então vieram os líderes de Israel e participaram a refeição sacrificial, juntamente com Jetro, diante do Senhor.

13 No dia seguinte, Moisés tomou o assento de juiz. Ficou ali ouvindo e resolvendo os problemas e queixas do povo desde cedo até o pôr do sol. Era assim que fazia sempre.

14 Quando Jetro viu aquilo, ficou espantado. “Por que você faz tudo isso sozinho? E fica todo mundo de pé o dia inteiro na fila, esperando você resolver os problemas deles!”

15,16 “É o povo que me procura,” disse Moisés. “Cada vez que uma pessoa tem queixa contra outra, elas me procuram para que eu decida quem tem razão vou aplicando a todos os casos as Leis e mandamentos de Deus.”

17,18 “É, mas não é bom assim,” disse Jetro. “Desse jeito você e o povo vão acabar tendo esgotamento! Esse trabalho pesado demais. Sozinho, você não vai agüentar muito tempo.

19,20 “Escute o meu conselho – e que Deus o abençoe! “Você deve trabalhar como representante do povo diante de Deus. Assim você levará a Deus as causas do povo. “Além disso, você deve governar o povo. Deve ensinar a todos as Leis de Deus e mostrar como deve ser a conduta e que são os deveres deles.

21-23 “Mas deve escolher homens que ajudem como juízes e advogados de causas menores. Devem ser homens competentes, tementes a Deus, amantes da verdade, inimigo da avareza. Uns serão responsáveis por grupos de mil pessoas, outros cuidarão de grupos de cem, outros de grupos de cinqüenta e outros, de grupos de dez pessoas. “Eles deverão dar tempo integral a esse trabalho. “Quando aparecer algum caso grave, eles o trarão a você. Mas todos os casos simples, eles mesmos resolverão. Com isso, a sua carga ficará mais leve. Na verdade, eles estarão ajudando você a levar a carga. “Se você aceitar a minha idéia, e Deus a aprovar, você poderá suportar o peso do trabalho. E haverá mais paz e harmonia no acampamento.”

24 Moisés aceitou a opinião do sogro, e seguiu as sugestões que ele deu.

25 Moisés escolheu homens capazes para chefiarem grupos de mil, de cem, de cinqüenta e de dez pessoas.

26 Davam todo o tempo a esse serviço. Resolviam os casos simples, e os casos graves levavam a Moisés, para ele decidir.

27 Então Jetro se despediu de Moisés e foi para casa.

Nenhum comentário: