Não sei quanto a você mas muitos já sentiram a sensação de que se venderam tão rápido que devem ter feito um mal negócio, não é mesmo? De fato, muitas vezes mesmo tendo feito um excelente negócio podemos ficar com a impressão errada de que fizemos um mau negócio.
A experiência de compra não envolve somente uma análise racional das coisas. O ato de comprar trata muito com o lado sensível e emocional. Por este motivo pequenos detalhes que irritam o cliente acabam com a percepção de uma boa compra ou boa venda, mesmo que racionalmente o preço seja bom, as condições de pagamento favoráveis e o produto seja adequado.
Especialistas de varejo fizeram uma experiência demonstrando que é mais importante para o cliente ter a sensação de realizar um bom negócio do que fazer um bom negócio efetivamente.
Chegaram a esta conclusão quando colocaram em uma loja de varejo produtos que diziam estar em uma grande promoção por um preço quase similar ao preço de venda. O resultado é que as pessoas compravam como se estivessem realizando um grande negócio. Evidentemente dizer que algo está em promoção quando não está fere princípios éticos mas o importante aqui é mostrar que a experiência de compra é tão importante quanto o valor monetário pago pela mesma.
Outra experiência demonstrou que pessoas que não são bem atendidas, que demoram para encontrar seus produtos, que não encontram pessoas disponíveis e prontas para atendê-las geralmente acham que pagaram caro demais por um produto ou serviço mesmo que este produto ou serviço tenha um preço igual a outras lojas. Ou seja, um mau atendimento pode dar a impressão que pagamos caro demais por um produto ou serviço.
Tive esta experiência numa viagem internacional que fiz. A comida era boa, o ambiente também mas o serviço era péssimo. Achei que paguei caro demais por aquele jantar. Mais tarde ao refletir percebi que a comida era boa e que se o atendimento fosse bom estaria disposto a pagar o preço que me cobraram e até a voltar a comer naquele lugar.
Experiência de compra é importantíssima no varejo, por isso existem cadeias varejistas que vendem mais por permitirem que o cliente prove ou experimente o produto.
Uma rede de lojas de artigos esportivos, por exemplo, tem uma pequena cesta de basquete montada dentro da loja para o cliente se divertir enquanto compra. Outra rede de mercados americana famosíssima, que possui o maior faturamento por metro quadrado, permite que as pessoas escolham os morangos que querem comprar e disponibilizam gratuitamente os produtos para degustação.
Lojas de bijuterias que não permitem o toque vendem cerca de 65% menos que outras lojas do mesmo ramo que permitem que os clientes sintam os produtos antes de comprá-lo.
Acredito que agora você entende porque muitas empresas permitem que você adquira alguns produtos para experimentá-los por um tempo determinado para depois adquiri-los.
A experiência de compra não envolve somente uma análise racional das coisas. O ato de comprar trata muito com o lado sensível e emocional. Por este motivo pequenos detalhes que irritam o cliente acabam com a percepção de uma boa compra ou boa venda, mesmo que racionalmente o preço seja bom, as condições de pagamento favoráveis e o produto seja adequado.
Especialistas de varejo fizeram uma experiência demonstrando que é mais importante para o cliente ter a sensação de realizar um bom negócio do que fazer um bom negócio efetivamente.
Chegaram a esta conclusão quando colocaram em uma loja de varejo produtos que diziam estar em uma grande promoção por um preço quase similar ao preço de venda. O resultado é que as pessoas compravam como se estivessem realizando um grande negócio. Evidentemente dizer que algo está em promoção quando não está fere princípios éticos mas o importante aqui é mostrar que a experiência de compra é tão importante quanto o valor monetário pago pela mesma.
Outra experiência demonstrou que pessoas que não são bem atendidas, que demoram para encontrar seus produtos, que não encontram pessoas disponíveis e prontas para atendê-las geralmente acham que pagaram caro demais por um produto ou serviço mesmo que este produto ou serviço tenha um preço igual a outras lojas. Ou seja, um mau atendimento pode dar a impressão que pagamos caro demais por um produto ou serviço.
Tive esta experiência numa viagem internacional que fiz. A comida era boa, o ambiente também mas o serviço era péssimo. Achei que paguei caro demais por aquele jantar. Mais tarde ao refletir percebi que a comida era boa e que se o atendimento fosse bom estaria disposto a pagar o preço que me cobraram e até a voltar a comer naquele lugar.
Experiência de compra é importantíssima no varejo, por isso existem cadeias varejistas que vendem mais por permitirem que o cliente prove ou experimente o produto.
Uma rede de lojas de artigos esportivos, por exemplo, tem uma pequena cesta de basquete montada dentro da loja para o cliente se divertir enquanto compra. Outra rede de mercados americana famosíssima, que possui o maior faturamento por metro quadrado, permite que as pessoas escolham os morangos que querem comprar e disponibilizam gratuitamente os produtos para degustação.
Lojas de bijuterias que não permitem o toque vendem cerca de 65% menos que outras lojas do mesmo ramo que permitem que os clientes sintam os produtos antes de comprá-lo.
Acredito que agora você entende porque muitas empresas permitem que você adquira alguns produtos para experimentá-los por um tempo determinado para depois adquiri-los.
Por: Daniel Godri Junior é consultor e palestrante nas áreas de marketing, motivação, liderança e vendas.
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