29 de março de 2010

Marketing pessoal aprimora a profissão



Até poucos anos atrás, os funcionários precisavam realizar suas tarefas com precisão e pouco importava a imagem que os outros tinham deles. Isso mudou. Hoje, qualquer empregado deve se preocupar com a sua imagem profissional. Segundo consultores, o marketing pessoal é tão importante quanto o conhecimento e a experiência na área.

O marketing pessoal é um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional de uma pessoa.

Para isso, é preciso ter qualidades e habilidades inatas ou adquiridas que, se aperfeiçoadas, promovem comportamentos favoráveis à realização dos objetivos", explica o consultor Eduardo Vieira, da DBA Consultores, de São Bernardo.

Atualmente, o profissional moderno usa esta ferramenta para ter um diferencial competitivo. "Não basta ser bom, é preciso mostrar que você é bom", diz Vieira. Os especialistas afirmam que qualquer pessoa pode aprender a vender bem sua imagem.

PLANEJAMENTO - No plano de marketing, é preciso desenvolver as competências pessoais, que fazem parte de seu comportamento, como liderança, criatividade, bom humor, auto-motivação, capacidade de produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal, entre outros.
A outra parte do plano de marketing consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal. São exemplos o uso de cartões de visitas de uma maneira dinâmica, ter um sistema de relações públicas pessoal, construir uma rede de relacionamentos (networking) e outros fatores que ajudam a promover a carreira.
Recursos como o coaching, programação neurolinguística, terapias e outras ferramentas podem ajudar. "É fundamental ter conhecimento técnico da função, senão todos os demais atributos viram inúteis", lembra Vieira.

MARCA PESSOAL - "O marketing tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mercado de trabalho atual", afirma a coordenadora de treinamento Joice Sipriani, da consultoria Personal Coach, de Santo André.
Recursos básicos, que parecem não fazer tanta diferença no dia-a-dia, são algumas das estratégias usadas nos cursos de marketing pessoal. São eles: confiança, liderança, trabalho em equipe, motivação, bom humor, planejamento, conhecimento, aperfeiçoamento, resultado, falar bem e humildade.

VISIBILIDADE - O professor de Comunicação norte-americano Irving Rein, autor de diversos livros sobre o assunto, como o Marketing de Alta Visibilidade, questiona porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho.
Segundo ele, "visibilidade é o que todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional incógnito almeja. É o ingrediente-chave que faz qualquer profissional ser o mais requisitado. A procura pela alta visibilidade é reflexo das pressões de um mercado saturado e competitivo."
~
PRÁTICA - Para Joice, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum talento excepcional. "Praticar o marketing pessoal no dia a dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente", afirma.

Por Cibele Gandolpho Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: