Até poucos anos atrás, os funcionários precisavam realizar suas tarefas com precisão e pouco importava a imagem que os outros tinham deles. Isso mudou. Hoje, qualquer empregado deve se preocupar com a sua imagem profissional. Segundo consultores, o marketing pessoal é tão importante quanto o conhecimento e a experiência na área.
O marketing pessoal é um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional de uma pessoa.
Para isso, é preciso ter qualidades e habilidades inatas ou adquiridas que, se aperfeiçoadas, promovem comportamentos favoráveis à realização dos objetivos", explica o consultor Eduardo Vieira, da DBA Consultores, de São Bernardo.
Atualmente, o profissional moderno usa esta ferramenta para ter um diferencial competitivo. "Não basta ser bom, é preciso mostrar que você é bom", diz Vieira. Os especialistas afirmam que qualquer pessoa pode aprender a vender bem sua imagem.
PLANEJAMENTO - No plano de marketing, é preciso desenvolver as competências pessoais, que fazem parte de seu comportamento, como liderança, criatividade, bom humor, auto-motivação, capacidade de produzir conhecimentos, relacionamento interpessoal, entre outros.
A outra parte do plano de marketing consiste na aplicação de ferramentas para promoção pessoal. São exemplos o uso de cartões de visitas de uma maneira dinâmica, ter um sistema de relações públicas pessoal, construir uma rede de relacionamentos (networking) e outros fatores que ajudam a promover a carreira.
Recursos como o coaching, programação neurolinguística, terapias e outras ferramentas podem ajudar. "É fundamental ter conhecimento técnico da função, senão todos os demais atributos viram inúteis", lembra Vieira.
Recursos como o coaching, programação neurolinguística, terapias e outras ferramentas podem ajudar. "É fundamental ter conhecimento técnico da função, senão todos os demais atributos viram inúteis", lembra Vieira.
MARCA PESSOAL - "O marketing tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mercado de trabalho atual", afirma a coordenadora de treinamento Joice Sipriani, da consultoria Personal Coach, de Santo André.
Recursos básicos, que parecem não fazer tanta diferença no dia-a-dia, são algumas das estratégias usadas nos cursos de marketing pessoal. São eles: confiança, liderança, trabalho em equipe, motivação, bom humor, planejamento, conhecimento, aperfeiçoamento, resultado, falar bem e humildade.
VISIBILIDADE - O professor de Comunicação norte-americano Irving Rein, autor de diversos livros sobre o assunto, como o Marketing de Alta Visibilidade, questiona porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho.
Segundo ele, "visibilidade é o que todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional incógnito almeja. É o ingrediente-chave que faz qualquer profissional ser o mais requisitado. A procura pela alta visibilidade é reflexo das pressões de um mercado saturado e competitivo."
~
PRÁTICA - Para Joice, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum talento excepcional. "Praticar o marketing pessoal no dia a dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente", afirma.
Por Cibele Gandolpho Do Diário do Grande ABC
Por Cibele Gandolpho Do Diário do Grande ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário