24 de dezembro de 2009

O verdadeiro natal cristão!!!


Época de natal é tempo de encantamento. Os cenários lúdicos das decorações natalinas nos fazem sonhar. As árvores repletas de luzes e cada vez maiores, o Papai Noel presente em todos os lugares, nos levam a entrar de vez no espírito natalino. A correria às lojas, quase sempre de última hora, para a compra dos presentes de natal já é uma tradição, que se torna, a cada ano, mais enraizada em nossa cultura. Afinal, é natal.
.

Mas, em meio a tantos apelos nada religiosos, muitas vezes, acabamos por deixar para trás o verdadeiro sentido do natal. As decorações belíssimas dos locais públicos que nos deslumbram, deixam de lado o presépio. Dificilmente o encontramos. Até mesmo em lares católicos a tradição de montar o presépio já está se perdendo. A representação do nascimento de Jesus, criada por São Francisco, em 1223, está cada vez menos presente em nosso meio, ao contrário do Papai Noel. Natal é uma festa cristã. Muitos esquecem isso e adotam outros valores. Descuidam da espiritualidade. Para o natal, tudo está preparado: decoração, presentes, ceia. Mas, é necessário nos preparamos para o essencial: o nascimento de Jesus em nosso coração. Não é preciso deixar de enfeitar nossas casas, de nos preparar externamente, mas é imprescindível preparar o coração, com amor, generosidade, perdão e compreensão, para celebrar bem o natal. Esse é o verdadeiro natal cristão.
.
Jesus nasce em nosso meio. E é em uma cidade pequena, em uma família pobre e na humildade de um estábulo que Cristo vem até nós. É nesta pobreza que se manifesta a glória de Deus. A cada ano, temos o privilégio de celebrarmos o amor, que é o que o natal representa. O amor incondicional de Deus por cada um de nós é o que nos revela o natal. Um amor que não só vem até nós, mas que nos eleva, fazendo-nos participar dele. Um amor que deve ser partilhado com todos e por todos, especialmente neste tempo de festa. Crentes e não crentes podem e devem se deixar contagiar pela alegria natalina, renovar os bons sentimentos e exercer a generosidade, que costuma se acentuar no natal, e que deve nos acompanhar durante todo o ano. Natal é um desejo de paz, que pode ser concretizado através de nós.
.
Que neste natal, possamos olhar para dentro de nós mesmos e deixar-nos renascer no amor de Deus.
.
Ana Elisa Tartarotti

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Companheiro André Morais, bom artigo sobre o Natal, mais queria com permissão de meu amigo compartilhar/acrescentar algo extremamente importante para a nossa reflexão... para isso preciso ir ao livro mais falado/lido no mundo - a BÍBILIA !!
(O Livro que deixo é Lucas capítulo 2 versiculo 1 até 52. onde trata dos seguintes assuntos: Nascimento de Jesus; Os Patores de Belém; Apresentação de Jesus; O menino no meio dos Doutores.}

Enfim caro amigo, o verdadeiro sentido Natalino tem sido esquecido !! Mais nós como formadores de opinião temos que manifestar a nossa, independente do credo religioso !

Aproveitando o ensejo, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo ostensivo a sua dignissima Família.

cordialmente,
BERNARDO RODRIGUES

orkut:
niltoncbernardor@gmail.com
msn: nilton.c_bernardo.r@hotmail.com