1 de outubro de 2009

PARABÉNS AMIGOS VENDEDORES


Toda a profissão é importante e meu comentário não tem o caráter de colocar a prova qualquer uma delas, mas sim valorizar a que considero mais importante de todas, a do vendedor. Podem até discordar, mas reflitam: é possível vender bem sem ser vendedor? É possível o sucesso de uma marca sem vendedor? É possível conquistar clientes sem este profissional? É possível trazer soluções para milhões de pessoas sem que se venda alguma coisa? Para entendermos como esta profissão está sendo cada vez mais valorizada relato algumas mudanças no mercado empresarial e profissional:

•Existem universidades com curso superior em gestão comercial;
•Médicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos e tantos outros precisam vender seus serviços e muitos deles estão participando de palestras e treinamentos de vendas;
•Marcas conhecidas estão na mão dos profissionais de vendas;
•Empresas abrem mercado além fronteiras através dos vendedores chamados pracista - representantes comerciais;
•Vários programas de treinamentos são oferecidos visando a especialização no varejo dos chamados vendedores de balcão (lojas);
•Muda-se o nome, mas não o perfil, as características e o profissionalismo destes artistas;
•Pouco tempo atrás os vendedores tinham vergonha de falar o que faziam, porém, com a valorização da profissão (sem vendedor não se vende) os mais preparados falam de boca cheia SOU VENDEDOR PROFISSIONAL.
Muitas outras afirmativas poderiam colaborar com as citações acima, o importante é reconhecer que com a grande concorrência do mercado nada poderá ser tão importante do que aprimorar ainda mais a arte de vender.

Imaginem uma loja: vitrines perfeitas, atendentes impecáveis, produtos de qualidade, preços competitivos, condições de pagamento atraente, mas sem alguém que aborde o cliente com determinação; exponha os produtos com conhecimento, segurança e paciência; saiba negociar com flexibilidade e jogo de cintura, partindo para um fechamento elogiável. Nada do que a loja dispõe para o cliente terá sentido se não souber vender. No mundo competitivo e profissional não há mais espaços para amadores nem para os tradicionais balconistas, pracistas, externos... Os consultores em vendas são os grandes especialistas do mercado, pois entendem de produtos, clientes, tendências, custos, planejamento e pessoas.

Como em todas as profissões deveríamos ser lembrados e valorizados todos os dias, mas como isso não acontece pelo menos temos um dia no calendário de datas comemorativas.

Parabéns pelo dia do vendedor (01 de outubro)!

Pensem nisso!!

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