Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social.
A principal função do Marketing Social é facilitar a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais (CAPs), como, por exemplo, o uso de preservativo, o hábito da leitura, o respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber, entre outros. O Marketing Social “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais, a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas, individuais e coletivas. Estas inovações sociais são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social” (FONTES, 2001, p. 78) e no vínculo estreito com as políticas públicas.
A evolução do conceito e das ferramentas do Marketing Social pode ser resumida em três gerações:
• Richard Manoff (anos 60): Cerne na promoção para o comportamento das demandas sociais na área de saúde pública.
• Philip Kotler (anos 80): O objetivo é a adoção de comportamentos, atitudes, valores e idéias sociais. A causa é social, mas os mecanismos do Marketing Social ainda são adaptados do contexto comercial.
• Glenn Wasek, Miguel Fontes (anos 90): Marketing Social como modelo de gestão que objetiva o bem-estar social e a vinculação de intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas.
Para aprofundar sobre as diferenças entre as três gerações, e para saber mais sobre as aplicações práticas das ferramentas do Marketing Social, acesse os artigos relacionados, produzidos na última década por diversos colaboradores da área social.
A principal função do Marketing Social é facilitar a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais (CAPs), como, por exemplo, o uso de preservativo, o hábito da leitura, o respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber, entre outros. O Marketing Social “é a gestão estratégica do processo de introdução de inovações sociais, a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas, individuais e coletivas. Estas inovações sociais são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos, na equidade social” (FONTES, 2001, p. 78) e no vínculo estreito com as políticas públicas.
A evolução do conceito e das ferramentas do Marketing Social pode ser resumida em três gerações:
• Richard Manoff (anos 60): Cerne na promoção para o comportamento das demandas sociais na área de saúde pública.
• Philip Kotler (anos 80): O objetivo é a adoção de comportamentos, atitudes, valores e idéias sociais. A causa é social, mas os mecanismos do Marketing Social ainda são adaptados do contexto comercial.
• Glenn Wasek, Miguel Fontes (anos 90): Marketing Social como modelo de gestão que objetiva o bem-estar social e a vinculação de intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas.
Para aprofundar sobre as diferenças entre as três gerações, e para saber mais sobre as aplicações práticas das ferramentas do Marketing Social, acesse os artigos relacionados, produzidos na última década por diversos colaboradores da área social.
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