7 de outubro de 2009

O Foco Organizacional e a Inovação Contínua em Marketing



Fazer da inovação uma das ferramentas mais ativas em uma empresa é construir uma cultura voltada para o desenvolvimento de soluções muito bem focadas, mas muitas organizações não compreendem que a inovação não é uma obrigatoriedade que deve chegar aos consumidores, e então acabam cometendo equívocos ao deixar de direcionar o foco corretamente.

A concorrência globalizada pode fazer com que as organizações tenham que evoluir constantemente, criem novos produtos ou serviços, melhorem seu atendimento, ampliem o conhecimento e realizem pesquisas e estudos constantemente, mas ainda assim é muito importante saber quais serão as aplicações práticas no presente.

Desta forma é possível observar que muitas empresas direcionam seu foco para o futuro sem construir um presente, como se tentassem pular inúmeras etapas de aprendizado, que nem sempre é absorvido por completo.

Então o ciclo de vida de muitos produtos ou serviços pode ser tão curto quanto o ciclo do mercado e da própria empresa, e ao reduzir o tempo aproveitado a empresa deixa de conhecer a si própria e ao seu potencial perante a concorrência.

Diante dos desafios que a globalização trouxe para muitas empresas é possível enxergar um que acaba por determinar o êxito de uma organização, a qualidade acaba tornando-se referência para comparação entre os produtos ou serviços que se igualam com muita rapidez, e outros fatores acabam analisados.

Com a oportunidade apresentada no mercado é possível melhorar inúmeros pontos em uma organização, se a qualidade não é um fator definitivo isolado é interessante investir em áreas como a distribuição, a comunicação e também o atendimento.

Ao atender muito bem um cliente a empresa dá um novo passo para a fidelização, o que permite que os bancos de dados sejam realmente úteis e não apenas um depósito de informações que ninguém pode acessar.

Mas o poder da informação também será um grande diferencial quando a organização distribui adequadamente os estudos e pesquisas, permite que as áreas conversem e que seus colaboadores possam utilizar seus conhecimentos diferenciados para criar.

Talvez as empresas tenham que descobrir que são formadas por pessoas para então entender qual é o foco a ser usado, logicamente a cultura de uma organização trará consigo as bases que permitem o desenvolvimento de idéias e a criatividade poderá ser parte importante de todo o processo, sem esquecer que todas as pessoas são criativas, e que a diversidade dentro de uma organização abre novas portas.

Por Rafael Mauricio Menshhein

Nenhum comentário: