6 de outubro de 2009

Em Marketing, O Pouco e o Pequeno podem ser muito e grandioso


Esta semana me deparei com a seguinte afirmação de um cliente: “...com esta crise, estou sem verba para montar uma campanha publicitária e investir em marketing...”

Que absurdo, que ignorância e que falta de senso empreendedor! Mantive a calma e o auto-controle para não dizer isso à ele e deixar somente nos meus pensamentos. E calmamente lhe respondi: Marketing não se resume à campanhas publicitárias ou grandes investimentos em marca, embalagens, etc., marketing é muito mais do que isso e existem pequenas coisas que podem se transformar em uma coisa grandiosa com resultados melhores do que uma bela campanha publicitária. E lhe contei uma estoriazinha que li na internet na semana passada e que se encaixou perfeitamente com esta situação.

“Um representante de vendas, destes que viajam muito, foi a uma visita a um de seus clientes em uma cidade do interior. Como ele precisava estar com o cliente logo pela manhã, optou por viajar a noite, dormir em algum hotel da cidade e pela manhã visitar o seu cliente, ao contrario do que sempre fazia, saía pela manhã e um pouco antes do almoço já estava com o cliente. Viajou, dirigindo seu próprio carro, por cerca de três horas e ao chegar na cidade, estava cansado e quis imediatamente buscar um hotel para jantar e passar a noite.

Seguindo em direção ao centro, logo se deparou com um grande letreiro luminoso, indicando HOTEL. resolveu parar ali mesmo. Logo que entrou, na recepção, se deparou com um ambiente tranqüilo, uma iluminação aconchegante e uma organização impecável. A atendente logo se dirigiu à ele, em seu belo uniforme e com um sorriso acolhedor: - Seja bem vindo ao nosso hotel.

Em cerca de cinco minutos ele já havia preenchido a ficha de registro e estava instalado em seu quarto. Quando entrou no quarto, ficou impressionado com a organização e a cama impecavelmente arrumada com um lençol branco como a neve que lhe parecia mais um convite para uma bela noite de descanso. Na parede ao lado, viu uma lareira, devidamente preparada com as lenhas e em um pequeno parapeito sobre a lareira, um palito de fósforo, destes especiais, grande e que riscam em qualquer lugar, estratégicamente alinhado para que ele pudesse ver o palito assim que entrasse no quarto. Logo pensou: Acho que dei sorte com este hotel!

Trocou-se e desceu para o jantar. Foi rapidamente atendido e impressionou-se com a qualidade da comida e presteza do garçom. Terminada a refeição e cafezinho tomado, tudo o que ele queria agora era subir para o seu quarto e riscar aquele palito de fósforo para acender a lareira, pois o frio estava de lascar.

Para sua surpresa, quando entrou em seu quarto, alguém se adiantou e a lareira já estava acesa e sobre o travesseiro, uma bala de menta. Logo pensou: - Impressionante!

Pela manhã despertou com o som de um borbulhar, logo levantou-se e viu a cafeteira, preparada por um “timer” passando um cafezinho e ao lado um cartão que dizia: “É sua marca de café predileto!” Em seguida ouviu um leve toque na porta e ao abri-la, entregaram-lhe um jornal: - Seu jornal preferido Sr.! Disse-lhe o mensageiro.

Ele ficou impressionado; mas como poderiam saber de tudo aquilo: da marca de café que ele gosta e de seu jornal preferido. Logo se lembrou que durante o jantar o garçom havia perguntado qual a marca de café que ele preferia e ao preencher o registro na portaria, havia uma pergunta sobre o seu jornal preferido.

Tomou seu café, leu rapidamente o jornal, trocou-se e desceu para pagar a conta e seguir para o encontro com seu cliente, mas com uma certeza: Toda vez que eu vier para cá, virei a noite e me hospedarei neste hotel.”

Você pode parar para pensar o que significa tudo isso. A força de um cafézinho, um palito, um jornal e uma bala de menta?

Isso é marketing, isso é foco no cliente. São atitudes que não requerem nenhum grande investimento, somente vontade em fazê-lo.

Com certeza, este representante de vendas não esquecerá o hotel (posicionamento de marca), indicará o hotel para outros vendedores quando estejam indo para aquela cidade (marketing boca-a-boca) e quando ele próprio esteja na cidade irá se hospedar neste hotel (fidelidade).

Agora pense em seu próprio negócio. O que você tem feito, com foco em seus clientes? Quando você telefonou para aquele cliente que já faz um mês que não lhe procura? Você felicitou os seus clientes aniversariantes deste mês?

E, principalmente nesta época, você já enviou um postal para seus clientes desejando-lhes Boas Festas?

Pense nas pequenas grandes coisas que você pode fazer por eles!

Por: Marco Antonio Meira é Consultor de Marketing e Vendas

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