10 de setembro de 2009

O gerente é o exemplo



A mais fundamental missão de um gerente é, sem dúvida, a de educar, no sentido amplo da palavra.
Pode parecer piegas, mas o líder tem de assumir muitas vezes o papel de “pai” e “mãe” de sua equipe.
E assim acabar reforçando a educação, a formação do caráter e consolidar princípios morais e éticos.
É muito mais do que somente ensinar o vendedor a vender.
É preciso muitas vezes ensiná-lo a se portar como ser humano, a conviver na comunidade, a se tornar um bom marido, pai e cidadão.
As pessoas passam a maior parte de suas vidas no ambiente de trabalho.
Se não for passado nada durante este período, nada acontecerá. As pessoas não poderão mudar se nada for feito para educá-las ou reeducá-las.
Contudo, o processo de educação depende de um fator importante: nenhum vendedor acreditará naquilo que seu líder diz se não observá-lo praticando aquilo que prega.
Muitos executivos de vendas passam o tempo todo cobrando alguns padrões de desempenho e atitudes de seus vendedores, sendo que eles próprios não os praticam.
Cobram mais entusiasmo e maior dedicação, mas eles mesmos demonstram má vontade para com a organização.
Exigem energia do vendedor a atenção com o cliente, mas são os primeiros a não ostentar energia vital e a mostrar desatenção com os clientes.
Na realidade uma equipe de vendas é a “cara” de seu líder.

O líder de vendas será sempre o modelo que inspirará comportamentos e atitudes das pessoas que formam sua equipe.
Seus vendedores acabam por “imitá-lo” nos mínimos detalhes e acabam sendo tudo o que este líder transmite e vive tanto no aspecto positivo quanto no negativo.
A equipe, como um todo, espera de seu líder padrões superiores de desempenho.
Esperam que ele seja o melhor vendedor, o melhor amigo, o mais culto, o mais informado, o mais conhecedor do produto ou serviço, o mais simpático e o mais controlado.
O líder tem a dura responsabilidade de não poder falhar, não poder frustrar as expectativas da equipe sob pena de perder a confiança dela.
Em síntese: o líder de vendas é o centro das atenções de toda equipe o tempo todo e em todo lugar.

É o exemplo constante de atuação.

Aí vale a máxima: ...existem somente três formas de ensinar: com exemplos, através do exemplo e pelo exemplo....

Não é pra qualquer um.

Nenhum comentário: